Pular para o conteúdo principal
Versão: 2.2.1

Arquitetura de armazenamento do SoftExpert Suite

Arquitetura de Armazenamento SoftExpert Suite Windows

Este novo modelo de instalação foi totalmente escrito a partir de um estudo e criado em um novo projeto, simplificando e melhorando questões que traziam complexidade em versões anteriores, reunindo os serviços em uma única imagem docker que contém todos os requisitos e configurações necessárias para o funcionamento do SoftExpert Suite para a versão Windows.

O novo formato usa a tecnologia Docker para Windows Server, o qual é composto por determinadas características em seu armazenamento durante o tempo de execução do container Windows.

O Docker para Windows server, ou também conhecido como Containeres Windows, usa um disco virtual para armazenar as mudanças que ocorreram no container em tempo de execução, esse disco virtual é identificado como sandbox.vhdx.

O que é o sandbox.vhdx ?

O sandbox.vhdx é um disco virtual, do tipo diferencial criado juntamente com o container do Docker para Windows Server. Nele contém inicialmente as informações base necessárias para o funcionamento do container. O sandbox.vhdx é responsável por armazenar a diferença entre as informações base e o estado atual.

perigo

O sandbox.vhdx tem seu tamanho máximo conforme o tamanho do disco da máquina host, ou seja, poderá ser expandido conforme necessidade, porém o mesmo não reduz o tamanho, ficando alocado o tamanho usado e permanecendo o espaço livre dentro do container.

Importante: O sandbox.vhdx por ser um disco virtual do tipo diferencial, não pode ser redimensionado para um tamanho menor durante o uso com as ferramentas oficiais disponibilizadas pela Microsoft por motivos de bloqueio de recurso em uso ou por tentativa de truncar os dados do disco virtual.

Para saber mais sobre o VHDX de tipo diferencial, clique aqui

Qual o comportamento do sandbox.vhdx ?

O comportamento do sandbox.vhdx assemelha-se ao VHDX criado pelo Hyper-V quando criada uma máquina virtual com seu disco com tamanho dinamicamente alocado, ou seja, há um tamanho base inicial para armazenar as informações necessárias, e vai expandindo conforme a máquina virtual/container vai populando informações no sistema operacional, porém, quando removidas as informações populadas, o VHDX não retorna ao tamanho original, e sim, mantem o espaço alocado, porém deixando dentro do VHDX como espaço livre para utilização.

info

A partição de disco local na máquina host, que contém o arquivo VHDX, precisa de espaço livre suficiente em disco para expandir o VHDX dinâmico para o seu tamanho necessário conforme informações populadas dentro do container.

Segue um exemplo básico para entendermos o funcionamento de alocação do sandbox.vhdx:

Suponhamos que o sandbox.vhdx está com o tamanho inicial de 200MB, e em tempo de execução criamos o arquivo storage.zip com 5GB de tamanho dentro do container, nesse caso, automaticamente o sandbox.vhdx será expandido para o tamanho necessário para comportar o arquivo storage.zip, ou seja, resultando em um tamanho de 5.2GB.

Agora o sandbox.vhdx está com 5.2GB, onde removemos o arquivo storage.zip de dentro do container, o qual ocupava 5GB no armazenamento, agora resultando em 200MB de espaço ocupado somente, no entanto o sandbox.vhdx se manterá com 5.2GB de tamanho alocado, disponibilizando 5GB do arquivo removido anteriormente como espaço livre para uso, assim evitando escrita desnecessária para reduzir e expandir novamente o VHDX.

Agora que tem 5GB de espaço livre já alocado no sandbox.vhdx, caso, por exemplo, for criado um arquivo storage2.zip de 10GB, o sandbox.vhdx será expandido para 10.2GB, pois fará o uso dos 5GB que ficaram de espaço livre anteriormente.

Como posso monitorar o armazenamento do sandbox.vhdx?

O monitoramento pode ser feito através de ferramentas nativas do Windows Server, como por exemplo o Disk Management, ou pode ser instalada a ferramenta Windows Admin Center juntamente com sua extensão Containers.

Para saber mais sobre o Windows Admin Center, clique aqui.