Pular para o conteúdo principal
Versão: 2.2.3

Configurando o provisionamento de usuários

A configuração do provisionamento de usuários é dividida em duas etapas: primeiro, é necessário configurar o SoftExpert Suite, gerar o token de segurança e agendar a importação dos usuários provisionados; em segundo lugar, é preciso configurar o provisionamento na plataforma Azure Active Directory.

A seguir, mostraremos como realizar cada configuração:

Configuração no SoftExpert Suite:

  1. Para adicionar uma nova configuração no SoftExpert Suite, acesse o componente "Configuração > Configuração > Provisionamento SCIM (CM033)". Na aba lateral esquerda, selecione "Configuração" e clique no botão "Adicionar token secreto".

Acive Directory

  1. Informe um nome para esta configuração no campo Identificador e salve a informação

Acive Directory

  1. Após salvar, a configuração será registrada no sistema como habilitada e um token de segurança será gerado. Os valores preenchidos nos campos "Token secreto" e "URL do locatário" serão necessários para a configuração do provisionamento no Azure.

Acive Directory

Também é possível informar no campo "Grupo de acesso padrão" um grupo de acesso padrão para novos usuários provisionados via SCIM.

Acive Directory

cuidado

⚠️ Atenção:

  • O grupo de acesso padrão será aplicado apenas aos novos usuários provisionados por meio do SCIM. Isso significa que se um usuário já foi provisionado anteriormente sem a informação do grupo de acesso padrão e posteriormente as configurações forem atualizadas para incluir o grupo de acesso padrão, esse usuário não terá o grupo de acesso atribuído durante futuras atualizações em seu cadastro.

Configuração no Azure Active Directory:

  1. Acesse o Azure Active Directory e localize a sua aplicação empresarial na lista de aplicações empresariais. Selecione a aplicação empresarial desejada e, no menu lateral, escolha a opção "Provisioning". Em seguida, clique em "Get started" para iniciar a configuração do provisionamento.

Acive Directory

  1. No campo "Provisioning Mode", selecione a opção "Automatic". Em seguida, vá para a seção "Admin Credentials". Nos campos "Tenant URL" e "Secret Token", informe os valores correspondentes encontrados nos campos "URL do locatário" e "Token secreto" configurados no componente "Configuração > Configuração > Provisionamento SCIM (CM033)" do SoftExpert Suite.

Acive Directory

Acive Directory

  1. Após preencher os campos, clique no botão "Test Connection" para testar a conexão. Em seguida, clique em "Save" para salvar as configurações e habilitar o mapeamento de atributos.

Acive Directory

  1. Na configuração do provisionamento, vá para a seção de mapeamento de atributos em "Mappings". Em seguida, clique no link "Provision Azure Active Directory Groups" para acessar as informações relacionadas ao provisionamento de grupos no Azure Active Directory.

Acive Directory

  1. Na tela de configuração do provisionamento, na seção "Mappings", clique no link "Provision Azure Active Directory Users" para configurar os mapeamentos de atributos dos usuários provisionados. Certifique-se de manter a opção "Enabled" com o valor "Yes" e, em "Target Object Actions", selecione as opções: Create, Update, Delete. Essas configurações garantirão que os usuários sejam corretamente criados, atualizados e excluídos durante o processo de provisionamento.

Acive Directory

  1. Ainda na configuração do mapeamento de atributos do usuário, é necessário excluir os seguintes atributos destacados na imagem a seguir:

Acive Directory

Ao remover esses atributos, eles não serão incluídos no processo de provisionamento dos usuários para o Azure Active Directory. Certifique-se de salvar as configurações após fazer as exclusões.

cuidado

⚠️ Atenção:

  • Os atributos destacados na imagem anterior, devem ser obrigatoriamente deletados, pois o SoftExpert Suite não os utiliza e caso forem mantidos, os usuários não serão provisionados.

A tabela a seguir mapeia os campos e atributos do cadastro do usuário no Azure Active Directory com os campos do cadastro do usuário no menu "Administração > Cadastro > Estrutura organizacional > Usuário (AD004)"

A tabela atualizada com os campos adicionais é a seguinte:

Azure fieldAzure Active Directory Attributecustomappsso AttributeUser field (AD004)Required
User Principal NameuserPrincipalNameuserNameLoginTrue
Switch( [IsSoftDeleted], , "False", "True", "True", "False")activeRecord StatusTrue
NamedisplayNamedisplayNameNameTrue
Job TitlejobTitletitlePositionFalse
EmailMailemails [type eq "work"].valueE-mailFalse
Preferred LanguagepreferredLanguagepreferredLanguageLanguage¹False
PhonetelephoneNumberphoneNumbers[type eq "work"].valueOffice phoneFalse
Employee IDemployeeIdurn:ietf:params:scim:schemas:extension:enterprise:2.0:User:employeeNumberUser IDTrue
Departmentdepartmenturn:ietf:params:scim:schemas:extension:enterprise:2.0:User:departmentDepartmentFalse
Managermanagerurn:ietf:params:scim:schemas:extension:enterprise:2.0:User:managerLeader²False
Company namecompanyNameurn:ietf:params:scim:schemas:extension:enterprise:2.0:User:organizationOrganizational Unit³False

O atributo Language¹ oferece suporte aos seguintes idiomas:

cuidado

⚠️ Atenção:

  • A coluna "Sigla" na tabela abaixo corresponde exatamente ao valor que deve ser enviado no atributo.
  • Se nenhum valor for enviado no atributo, será utilizado o idioma padrão do sistema.
IdiomaSigla
Inglês (American English)en-us
Português (Português do Brasil)pt-br
Espanholes-es
Português (Português de Portugal)pt-pt
Alemãode-de
Francêsfr-fr
Romenoro-ro
Chinêszh-cn
Italianoit-it
Eslovacosk-sk
Inglês (British English)en-gb
Turcotr-tr
Francês (Français canadien)fr-ca
Russoru-ru
Polonêspl-pl
Catalãoca-es
Dinamarquêsda-dk
Finlandêsfi-fi
Japonêsja-jp
Tchecocs-cz
cuidado

⚠️ Atenção:

  • Leader²: O usuário atual será incluído como liderado no cadastro do usuário líder.
  • Organizational Unit³: Campo utilizado como parâmetro para incluir o usuário abaixo de sua unidade organizacional

Esses são os mapeamentos adicionais dos atributos entre o Azure Active Directory e o SoftExpert Administração. Verifique se os atributos estão configurados corretamente nas respectivas configurações de provisionamento.

Conforme o exemplo abaixo, existem várias áreas com o mesmo nome (Information Technology), cada uma com seu respectivo identificador e alocada abaixo de sua unidade organizacional. Utilizando esse novo atributo, o sistema consegue mapear as áreas corretamente e inserir o usuário na unidade organizacional adequada.

Estrutura

A configuração do mapeamento de atributos de usuários deverá ficar igual à imagem a seguir:

Estrutura

cuidado

⚠️ Atenção:

  • A coluna "customappsso Attribute" no mapeamento de atributos de usuário no Azure não deve ser alterada. Caso seja necessário modificar o valor de algum atributo, ele pode ser alterado na coluna customizável "Azure Active Directory Attribute".