Gerenciar Usuários
Existem duas formas principais de gerenciar os cadastros de usuários no sistema: o "Gerenciamento interno de usuários" e a "Integração com um serviço de diretório". Veja uma explicação breve sobre cada um desses modos
Gerenciamento interno de usuários
Os cadastros são gerenciados pelo sistema, incluindo as credenciais de acesso. É possível configurar o nível de segurança das senhas, como tamanho mínimo, validade e regras de bloqueio. Existem quatro formas de gerenciamento interno de usuários:
- Cadastro interno: Os usuários podem ser cadastrados manualmente no sistema, com um login e senha para autenticação.
- Integração via web service: Web services autenticados permitem incluir ou alterar usuários por outros serviços.
- Importação via banco de dados: Dados podem ser inseridos diretamente no banco de dados do sistema, para posterior importação dos usuários.
- Importação via arquivo XLS: É possível fornecer uma planilha com dados dos usuários para importação manual ou agendada.
Para mais detalhes sobre essas formas de gerenciamento, consulte o Guia de Integração.
Integração com serviço de diretório via protocolo LDAP
O sistema permite sincronizar usuários com um serviço de diretório, como o Microsoft Active Directory ou o OpenLDAP. Um servidor externo de autenticação gerencia as credenciais dos usuários. A comunicação com o serviço de diretório pode ocorrer de duas maneiras
- Comunicação direta: Se o servidor do sistema estiver no mesmo domínio ou o serviço estiver acessível externamente, a sincronização pode ser feita via protocolo LDAP.
- Aplicativo SoftExpert Identity: Recomendado para clientes hospedados em servidores em nuvem, esse aplicativo atua como intermediador, transferindo os dados dos usuários para o sistema.
Utilize o fluxograma fornecido para ajudar na escolha do melhor modo de gerenciamento de usuários.
Atenção:
- É possível ter usuários sincronizados com serviço de diretório combinados com usuários não sincronizados. Porém, apenas os usuários não sincronizados podem utilizar o modo de autenticação interno.
- A sincronização direta com o serviço de diretório e o uso do aplicativo SoftExpert Identity não podem ser usados juntos. É necessário escolher apenas um método.
Expiração de usuários New
Na versão 2.2.3
, foi introduzida a funcionalidade de expiração de acesso,
permitindo que administradores configurem uma data de expiração automática para
usuários internos e externos.
Com essa funcionalidade, um processo de verificação diário desativará automaticamente os usuários cujas datas de expiração tenham sido alcançadas. Isso simplifica o gerenciamento de acessos temporários e aumenta a segurança, encerrando acessos desnecessários ou antigos.
Essa atualização facilita a administração de usuários, garantindo que apenas contas ativas e autorizadas mantenham acesso ao sistema, ideal para empresas que lidam com acessos temporários ou de prazo determinado.
Como inserir uma data de expiração de usuário?
Pré-requisitos:
Acesso ao menu Administração >
Cadastro > Estrutura organizacional: Usuário (AD004)
Acesso ao
menu Administração > Cadastro > Usuário externo (AD060)
Nos registros de usuários internos e externos, foi adicionado um campo chamado Data de Expiração. Insira uma data a partir do dia atual para definir quando o acesso do usuário deve ser encerrado automaticamente.
- Usuários internos não podem definir uma data de expiração para a própria conta.
- Usuários externos poderão visualizar a data de expiração no menu Conta, mas não terão permissão para editá-la.
Quando a Rotina de expiração de usuários é executada?
A rotina de inativação de usuários é realizada diariamente por meio do serviço
InactivateExpiredUsersJob
, que desativa automaticamente as contas cuja data de
expiração foi atingida, garantindo um controle eficiente e seguro de acessos.